Efeitos neurológicos do isolamento social nas crianças

O isolamento social traz reflexos para todas as pessoas, inclusive, já compartilhamos sobre como afeta os adultos. Já nas crianças, o isolamento pode interferir de modo diferente, porque muitas vezes, dependendo da idade, o pequeno não consegue entender todas as mudanças repentinas.

O isolamento social e as crianças

O processo de isolamento pode ter diferentes efeitos e isso dependerá da idade da criança, se é menor e ainda não consegue compreender ou se já é um pouco mais velha e já se adapta melhor a situação.

De modo geral, as dificuldades vão se apresentar para todos, podendo causar efeitos neurológicos em diferentes graus. Por conta disso, algumas pesquisas começaram para entender as implicações psicológicos mais imediatas em crianças e jovens.

Um estudo realizado na cidade chinesa de Xianxim com 320 infantes e adolescentes, mostrou que na pandemia a dependência excessiva dos pais estava presente em 36% dos entrevistados, a desatenção em 32%, preocupação excessiva em 29%, problemas de sono em 21%, falta de apetite em 18%, além de recorrência de pesadelos em 14%.

Efeitos neurológicos do isolamento social nas crianças

Efeitos neurológicos do isolamento social nas crianças

 

Quebrar a rotina de maneira tão abrupta como aconteceu no caso do Covid-19, traz relatos de ansiedade nas crianças, já que, muitos pais não podem dedicar-se por um longo período aos filhos, por conta do trabalho e isso acaba levando as crianças a ficarem mais tempo na frente das telas, o que pode trazer prejuízos fiscos: a piora na visão, dores de cabeça pela exposição excessiva a luz, dificuldade em concentração para atividades do cotidiano e problemas de socialização.

 

Como os pais podem ajudar?

– Crie uma rotina para criança, seja nas aulas on-line ou em atividades caseiras;
– Proponha brincadeiras lúdicas para trabalhar a memória e a criatividade;
– Incentive atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo e emocional;
– Converse sobre o que está acontecendo;
– Limite a exposição à cobertura de notícias da mídia;
– Ensine, de maneira lúdica, como a criança pode se prevenir do vírus.

 

Caso sinta que os problemas neurológicos podem estar afetando o cotidiano e o desenvolvimento da criança, procure um médico, a Clínica Araújo & Fazzito oferece serviços que podem ajudar, conheça mais!