O Transtorno Bipolar acomete quase 10 milhões de pessoas só no Brasil e ocorre por conta de uma disfunção no funcionamento do cérebro, que pode gerar danos em todo o corpo e inflamações no organismo. O humor de uma pessoa pode oscilar conforme os estímulos que ela recebe no decorrer do dia, por isso é normal estarmos hora feliz, hora triste, mas isso não pode ser confundido com o Transtorno Bipolar. Uma pessoa bipolar provavelmente sofrerá de outras doenças como obesidade, infarto miocárdio e alterações de pressão arterial, por exemplo.

Para a maior parte da população ainda é difícil identificar corretamente o que é bipolaridade, depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas. Mas no Transtorno Bipolar existe uma perda da capacidade do sistema nervoso de regular o humor de forma adequada. Essa doença especificamente pode ocorrer de duas formas diferentes. Mais conhecidos como Tipo 1, que é mais raro e acomete uma população mais jovem, podendo também levar à internação, e o Tipo 2, que é mais comum e apresenta episódios de ativação mais leves, podendo levar até 15 anos para realizar o diagnóstico preciso.

Nos dois tipos pode haver quadros de depressão, mas no Tipo 1 eles são mais raros que no Tipo 2. Além disso, enquanto os casos mais graves podem apresentar casos psicóticos de mania, o tipo mais comum apresenta manifestações mais sutis. É comum confundirem uma pessoa com depressão clássica como tendo transtorno bipolar por ela não estar desanimada todos os dias, pois mesmo deprimida, ela pode se sentir melhor em alguns momentos. Entretanto, se ela tem depressão, será sempre abaixo do padrão. Isso não significa que ela seja bipolar, mas que o humor continua tendo alguma reação frente a estímulos positivos.

Fonte: Bem-Estar