Apesar de não muito conhecida, a neuralgia do trigêmeo é uma doença bastante comum no Brasil entre as patologias neurológicas. Caracteriza-se por um quadro de dor intensa associada a um nervo da face, conhecido como trigêmeo.

Esse nervo possui uma função motora, que é inervar a musculatura da mastigação e uma função sensitiva, que dá sensibilidade para a nossa face. O trigêmeo divide-se em três ramos: o oftálmico, o maxilar e o mandibular.

Essa doença é considerada uma dor crônica, visto que pode durar mais de três meses. Por se tratar de uma dor acentuada, ela costuma ser incapacitante. Ou seja, pode afastar o paciente de suas atividades profissionais e sociais.

Sintomas

A neuralgia do trigêmeo é uma dor lancinante e geralmente unilateral da face, mais comum nos ramos maxilar e mandibular. Os pacientes com essa patologia relatam os seguintes sintomas:

– Dor súbita e intensa de curta duração;
– Sensação de choque;
– Dor ao mastigar, ao escovar os dentes ou até mesmo falar;
– Dores mais intensas a noite pela mudança de temperatura.

Essa patologia não tem uma causa definida, ela pode ser secundária a doenças como esclerose múltipla, decorrentes de tumores intracranianos, por questões pós traumáticas (acidentes) e sua principal causa seria a compressão vascular.

Muitas vezes é possível identificar uma artéria pulsando sobre o nervo o que seria o principal motivo da neuralgia, onde se tem um conflito neuro vascular. Além disso, existem as causas raras, que são as infecciosas (virais).

Diagnóstico e Tratamento

Para obter o diagnóstico correto é necessário primeiramente realizar uma análise clínica, e se houver suspeita, o especialista pode solicitar exames complementares.

O principal tratamento é o medicamentoso, realizado com medicamentos anticonvulsivante. Boa parte dos pacientes respondem bem a esse tipo de tratamento.

Quando a medicação não é o suficiente, o indicado o tratamento cirúrgico. Em muitos casos ele consiste no agulhamento, chamado de rizotomia percutânea por radiofrequência ou por balão, que é guiado por raio-x. Outra opção é a cirurgia de descompressão neuro vascular.

 

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!

Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!