Esclerose múltipla e a pandemia pelo novo coronavírus

A pandemia pelo novo coronavírus tornou-se uma das preocupações centrais de muitos pacientes, principalmente daqueles que, de alguma maneira, se encaixam no grupo de risco da doença ou possuem outras doenças que podem fragilizar o sistema imunológico.

Pessoas com doenças pulmonares e cardíacas devem redobrar o cuidados, pois se encaixam no grupo de risco, mas portadores de outras doenças também devem estar atentos.

A Esclerose Múltipla e a COVID-19

Até agora não existem evidências de como o coronavírus atinge o organismo da pessoa com Esclerose Múltipla, mas muitos pacientes possuem outras complicações de saúde que podem acarretar no agravamento de seu quadro caso ocorra uma infecção pelo vírus.

Por isso é importante manter os cuidados de higiene recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como lavar as mãos, evitar transporte coletivo, usar máscaras e evitar aglomerações.

Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, os pacientes que estão em tratamento devem continuar os cuidados médicos, já os pacientes que desenvolveram os sintomas da COVID-19 devem procurar seus médicos antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

O médico será responsável por escolher qual será a melhor terapia para continuar o tratamento da esclerose múltipla e tomar todos os cuidados referentes ao novo coronavírus.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece o tratamento neurológico com renomados especialistas da área, profissionais capazes de oferecer recurso terapêutico adequado para cada paciente com esclerose múltipla.