A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica que compromete o sistema nervoso central (SNC), provavelmente autoimune. Dando continuidade com a nossa série de textos sobre a doença, conheça um pouco mais sobre ela e seus tratamentos.

Você sabia?

A esclerose múltipla NÃO é uma doença mental.
A esclerose múltipla NÃO é contagiosa.
A esclerose múltipla NÃO é suscetível de prevenção.

 

 Tem tratamento?

A doença não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar a sua progressão. Atualmente, o foco é reduzir as atividades inflamatórias que levam aos surtos, assim, contribuindo para a redução de acúmulo de problemas durante a vida do paciente.

O tratamento é único para cada indivíduo, por isso é importante o acompanhamento com o médico neurologista que irá analisar o caso e indicar a melhor forma de lidar com a esclerose.

De modo geral, o tratamento conta com duas frentes, abreviar a fase aguda e tentar aumentar o intervalo entre um surto e outro, para isso, são usados, primeiramente, os corticosteroides para reduzir os surtos e os imunossupressores e imunomoduladores ajudam a espaçar os episódios.

Quem devo procurar?

Na clínica Araújo & Fazzito, a especialista em neurologia é a Dra. Mirella Fazzito, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, UNITAU, em 2004, com especialização no serviço de neurologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo entre 2006 e 2008.

Para ler outros textos sobre esclerose múltipla clique aqui

Fonte: Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM