A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral. Ela é mais frequentemente diagnosticada na infância ou no início da adolescência. As curvas normais da coluna vertebral ocorrem nas regiões torácicas e nas lombares do colo do útero em o chamado plano “sagital”. Estas curvas naturais posicionar a cabeça sobre a pelve e trabalham como amortecedores para distribuir o esforço mecânico durante o movimento. A escoliose é geralmente definida como curvatura da coluna vertebral (frontal) do plano “coronal”. Embora o grau de curvatura seja medido no plano coronal, a escoliose é, na verdade, um problema mais complexo, tridimensional, que envolve os seguintes planos:

  • Plano coronal
  • Plano sagital
  • Plano axial

O plano coronal é um plano vertical da cabeça aos pés e paralelos aos ombros, dividindo o corpo em seções “anterior” (frente) e “posterior” (costas). O plano sagital divide o corpo em metades direita e esquerda. O plano axial é paralelo ao plano do solo e em ângulos retos para as regiões coronal e sagital.

Causas

A escoliose pode ser classificada pela etiologia: idiopática, congênita, ou neuromuscular. A escoliose idiopática é diagnosticada quando todas as outras causas são excluídas, e compreende cerca de 80% de todos os casos. Já a escoliose idiopática do adolescente é o tipo mais comum de escoliose e geralmente é diagnosticada durante a puberdade.

As escolioses congênitas são resultados de malformação embrionária de uma ou mais vértebras e pode ocorrer em qualquer local da coluna vertebral. As anormalidades vertebrais causam curvatura e outras deformidades da coluna vertebral, pois uma área da coluna vertebral alonga a uma taxa mais lenta do que o resto. A geometria e a localização das anormalidades determinam a taxa à qual a escoliose progride em magnitude como o crescimento da criança. Esta escoliose é geralmente detectada em uma idade mais jovem do que a escoliose idiopática.

A escoliose Neuromuscular é secundária a doenças neurológicas ou musculares. Isto inclui escoliose associada com paralisia cerebral, trauma da medula espinal, distrofia muscular, atrofia muscular espinal, e espinha bífida. Este tipo de escoliose geralmente progride mais rapidamente do que a escoliose idiopática e muitas vezes requer tratamento cirúrgico.

Sintomas

Há vários sinais que podem indicar a possibilidade de escoliose. Se você notar um ou mais dos seguintes sinais, você deve agendar uma consulta com um médico.

  • Ombros desiguais – uma ou ambas as omoplatas podem ficar fora do eixo
  • Cabeça não está centralizada diretamente acima da pelve
  • Um ou ambos os quadris são levantados ou invulgarmente elevado
  • As caixas torácicas estão em diferentes alturas
  • A cintura é desigual
  • A aparência ou a textura da pele que recobre as alterações da coluna (ondulações, remendos peludo, anormalidades cor)
  • Todo o corpo se inclina para um lado

Diagnóstico

A escoliose geralmente é confirmada através de um exame físico, um raio-x, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A curva é medida pelo método de Cobb e é diagnosticada em termos de gravidade ao número de graus.

Um exame padrão que é usado às vezes por pediatras e em triagens escolares grau é chamado de frente Bend Teste do Adam. Durante este teste, o paciente se inclina para frente com seus pés juntos e se inclina 90 graus na cintura. Deste ponto de vista, nenhuma assimetria do tronco ou quaisquer curvaturas da coluna vertebral anormais pode ser facilmente detectada pelo examinador. Este é um teste de rastreio inicial simples que pode detectar potenciais problemas, mas não é possível determinar com exatidão o tipo exato ou a gravidade da deformidade. Exames radiográficos são necessários para um diagnóstico preciso e positivo.

Fonte: AANS