Enquanto dormimos o nosso organismo atravessa diferentes fases do sono, nosso cérebro, porém, continua conectado durante o sono R.E.M. (Rapid Eye Movement), que significa Movimento Rápido dos Olhos, em inglês. Por meio dessa descoberta de pesquisadores europeus, também foi possível analisar a base científica da consciência, um campo cada vez mais importante para a neurociência.

Nosso sono é composto por diferentes fases, dentre elas estão as fases lenta (não R.E.M.) e rápida (R.E.M.). O sono R.E.M. é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante essa fase, nossos olhos se movem rapidamente e temos maior atividade cerebral. É o momento do sono em que nosso organismo está mais alerta e com maior índice de atenção, ou mais disposto e pronto para a atividade normal.

Os resultados alcançados anteriormente afirmavam que a comunicação entre diversas áreas do córtex cerebral é interrompida durante o sono não R.E.M., sem contar os períodos em que o paciente está sob anestesia, devido à perda de consciência. A novidade, porém, está no fato de que nem todas as formas de comunicação dentro do córtex cerebral são perdidas durante o sono não R.E.M.

O material publicado pelo The Journal of Neuroscience, afirma que para chegar a essa conclusão, os especialistas envolvidos estudaram a forma como o cérebro regula as conexões neuronais do neocórtex e do hipocampo em ratos.

Fonte: EurekAlert!