Ainda são muito raros os estudos voltados exclusivamente para a análise da saúde de pessoas transgênero, mas foi esse cenário que o estudo Cross-sex Hormones and Acute Cardiovascular Events in Transgender Persons: A Cohort Study, publicado pela revista Annals of Internal Medicine, quis mudar.

Considerado o maior estudo americano avaliando indivíduos transgêneros, ele traz dados sobre ocorrência de eventos vasculares nessa população.

De acordo com a análise, os episódios de trombose venosa em mulheres transgênero foi duas vezes maior em relação às ocorrências em homens e mulheres cisgênero. O risco também é diferente quando comparado a mulheres pós-menopausa que passaram por tratamento de reposição hormonal, nestas aumenta logo após o início do uso do estrogênio, mas estabiliza após cinco anos. Já nas transgênero, ele aumenta após o segundo ano e segue progredindo mesmo após meia década de uso.

E então chegamos ao dado mais alarmante do estudo, que mostrou que o uso de estrogênio por mulheres transgênero pode aumentar em até 10 vezes o risco e AVC, isso em comparação a homens cisgênero, sendo que em relação às mulheres cisgênero, o risco é quatro vezes maior.

 

Conheça a clínica de neurologia e neurocirurgia em São Paulo, Araújo e Fazzito.