Neste Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, a equipe da Clínica Araújo e Fazzito destaca a importância da prática de atividades físicas na melhora de pacientes diagnosticados com a doença. Segundo uma revisão de estudos publicada pelo Journal of Parkinson’s Disease, os exercícios são capazes de amenizar sintomas motores como distúrbios na marcha, instabilidade postural e tremores, mas os benefícios não param por aí.

Após a análise de cientistas alemães e australianos, concluiu-se que a prática de atividades físicas também impacta positivamente em aspectos não motores dos pacientes com Parkinson. Foram avaliados mais de 400 indivíduos com graus variados da enfermidade, relacionando a doença com exercícios de coordenação, de resistência e aeróbicos.

A equipe de cientistas concluiu que estes três tipos de exercícios estão ligados à melhora da função cognitiva, mas ainda não há clareza sobre quais apresentam maior eficácia, já que cada atividade levou a um efeito diferente. Por exemplo, exercícios aeróbicos influenciaram na melhora das funções de memória.

Considerado um distúrbio do movimento, o Parkinson afeta mobilidade, controle muscular e equilíbrio, mas especialistas já o apontam como um problema multissistêmico heterogêneo, já que os sintomas afetam a qualidade de vida dos pacientes. Infelizmente até 57% deles desenvolvem um déficit cognitivo nos primeiros cinco anos pós-diagnóstico e, muitas vezes, o paciente que sobrevive por mais de 10 anos desenvolve demência.

Fonte: Correio Braziliense