Fevereiro Roxo – Mês da conscientização sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

A campanha Fevereiro Roxo foi criada como forma de conscientizar a população sobre o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. É uma iniciativa ao estilo da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, visando colocar essas patologias em evidência.

Apesar dessas doenças não terem muita coisa em comum, são unidas pela mesma adversidade, as três não têm cura.

Por esse motivo, o lema da campanha é: “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”, ou seja, mesmo que a doença seja incurável, não significa que o portador não tenha direito a qualidade de vida.

Acompanhe abaixo sobre cada uma delas:

Alzheimer

O Alzheimer é a perda progressiva da função mental, caracterizada pela degeneração do tecido do cérebro e costuma evoluir de forma lenta.

Entre os principais sintomas estão: perda de memória, desorientação, mudanças de personalidade, dificuldades de linguagem, problemas para realizar tarefas diárias e comportamento perturbador e inapropriado.

Lúpus

É uma doença inflamatória autoimune e ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, podendo afetar diversos órgãos, articulações, pele, rins e cérebro.

Em casos mais graves pode levar a óbito. Os sintomas mais comuns da doença são: aumento da sensibilidade da pele ao sol, vermelhidão em áreas expostas à luz solar, surgimento de manchas e placas vermelhas na pele.

Fibromialgia

A fibromialgia caracteriza-se pelo aumento de dor, sensibilidade por todo corpo, cansaço extremo, transtorno de sono e alteração de humor. É considerada uma doença reumatológica e ainda hoje, não se conhece muito sobre sua condição e não é uma doença letal.

É importante destacar que no caso das três doenças, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de resposta positiva ao tratamento dos sintomas associados, podendo até mesmo retardá-los. O acompanhamento médico é de extrema importância para diagnosticar e começar o tratamento o quanto antes, melhorando assim, a qualidade de vida e evitando possíveis riscos de morte.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços! Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!