A Fibrilação Atrial (FA) é caracterizada pelo ritmo irregular dos batimentos cardíacos. Ela ocorre conforme os átrios (câmaras superiores) não batem de maneira coordenada com os ventrículos (câmaras inferiores). Dentre as principais complicações desse problema está o fato de que ela surge de forma silenciosa e, quando não tratada, pode formar coágulos e aumentar as chances de o paciente desenvolver um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os sinais mais comuns da fibrilação atrial são as palpitações, tontura, dores no peito e falta de ar, entretanto não são todos os pacientes diagnosticados que apresentam os sintomas. Apesar de não haver cura, a FA tem parte do tratamento realizado com medicamentos anticoagulantes, que reduzem a formação de coágulos e, consequentemente, diminuem as chances de um AVC.

Essas e outras doenças silenciosas costumam apresentar sintomas quando o problema já está em grau avançado, por isso muitos especialistas defendem que, a falta de sintomas não caracteriza boa saúde. Os exames esporádicos são grandes aliados nesse sentido. Até porque é preciso levar em consideração que as doenças cardiovasculares estão acometendo pessoas cada vez mais jovens.

Fonte: Catraca Livre