As fraturas vertebrais osteoporóticas (FVOC) ocorrem quando o bloco ósseo do corpo vertebral da coluna entra em colapso, o que pode acarretar em dor acentuada, deformidade e perda de altura. Embora mais comumente causadas pela osteoporose, essas fraturas também podem ser causadas por trauma ou tumor metastático.

 

Dentro da osteoporose existem três categorias que estão diretamente ligadas às causas das FVOC. São elas:

 

  • Osteoporose grave, na qual a FVOC pode ser causada por atividades diárias simples, como espirros vigorosos ou levantamento de objetos leves.
  • Osteoporose moderada que geralmente requer força ou trauma elevados para que ocorra a FVOC. Quedas ou levantamento de objetos mais pesados são alguns exemplos de causas.
  • Em pessoas com a coluna vertebral sadia, a FVOC é causada por traumas severos, como acidentes, lesões esportivas ou quedas de altura.

Os tumores metastáticos também podem ser considerados como causa em pacientes com menos de 55 anos, sem histórico de trauma ou apenas com traumas leves. Nesses casos, o câncer pode causar a destruição de uma parte da vértebra, enfraquecendo os ossos aos poucos.

 

Sintomas

Os principais sintomas das FVOC podem incluir dores súbitas nas costas, mobilidade limitada da coluna vertebral, eventual perda de altura, deformidade e incapacidade, além de aumento na intensidade da dor enquanto em movimento e alívio quando deitado de costas.

 

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através de radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que também ajudam a definir o tratamento adequado para cada paciente. Já para avaliar o nível de perda, é necessário realizar um exame de densitometria, teste padrão que mede a densidade mineral óssea e averigua a existência da osteoporose.

 

Tratamentos

O repouso é aconselhado por um curto período de tempo, seguido por limitação em algumas atividades; no entanto, a inatividade prolongada deve ser evitada. Medicamentos comuns são frequentemente eficazes no alívio da dor, como analgésicos narcóticos e relaxantes musculares, mas apenas por curtos períodos de tempo devido ao risco de vício. O médico também pode prescrever medicamentos para o fortalecimento dos ossos a fim de prevenir fraturas subsequentes. A vertebroplastia e cifoplastia são procedimentos considerados quando as opções de tratamentos não cirúrgicos mostram-se ineficazes.