Futebol na recuperação de memórias perdidas pelo Alzheimer

O futebol é uma paixão nacional e faz parte do nosso cotidiano, especialmente no Brasil que é considerado o país do futebol.

Levando isso em consideração, o projeto Revivendo Memórias, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP em São Paulo, em parceria com o Museu do Futebol, tem o objetivo de estimular pacientes com Alzheimer a relembrarem momentos vividos na infância e juventude usando o futebol como gatilho.

A iniciativa é muito importante, pois, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de 33% dos idosos no Brasil têm algum tipo de demência e, desse total, entre 40% e 60% dos casos, o diagnóstico é de Alzheimer.

O cofundador e coordenador do projeto, Carlos Chechetti, conta que a ideia nasceu após uma visita ao Football Memories, na Escócia, que da mesma forma, faz os idosos reviverem através do futebol, suas memórias.

Ele explica ainda, que os estímulos são feitos por meio de imagens e narrações antigas de jogos e que dessa forma, os idosos além de lembrar dos times de coração e jogadores, por consequência acabam lembrando de momentos importantes de suas vidas.

Em razão da pandemia, os organizadores criaram o Revivendo Memórias #EmCasa, que acontecem por videoconferência a fim de proteger a saúde dos idosos, além de incluí-los na era digital. O projeto é feito por voluntários, não tem custos e também não recebe recursos.

O organizador destaca que estão em busca de patrocinadores. Para participar do programa, de forma on-line, é preciso agendar pelo e-mail agendamento@museudofutebol.org.br. Ou então, pelo telefone (11) 99113-0226.

Com certeza é uma ótima iniciativa!

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços! Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!