A gameterapia é uma técnica que consiste na utilização de jogos de realidade virtual para auxiliar na reabilitação de pacientes em diferentes condições. Em pesquisa, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro está utilizando a técnica combinada aos estímulos cognitivo e motor, a fim de ajudar na recuperação de pacientes que sofrem Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC.

Foi analisada a influência da gameterapia em dois aspectos de sua funcionalidade. Primeiro foi estudado o desempenho em atividades relacionadas à mobilidade, realização de tarefas diárias e cognição aplicada na rotina do indivíduo, seguida pela análise de questões sociais, como interação e participação dos pacientes em atividades de lazer, trabalho, estudos e relações interpessoais.

Os pacientes que sofreram com AVC’s podem apresentar diferentes graus de deficiência, dependência e restrições. Pensando nisso, a Universidade atende pacientes de 18 a 59 anos que apresentaram sequelas. Essas pessoas devem passar por três sessões semanais de 50 minutos de gameterapia até completar 36 sessões, e o jogo é selecionado de acordo com a necessidade de cada paciente.

Ao fim das sessões, os especialistas devem comparar os dados iniciais do paciente, que passará por uma nova bateria de testes. A pesquisa ainda está sendo realizada, mas em poucas semanas os responsáveis pelo estudo já apontaram resultados promissores, dentre eles a diminuição das restrições sociais e a maior independência dos pacientes na realização de atividades diárias.

Fonte: G1 Notícias e UFTM