Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, realizaram um estudo com base no fenômeno chamado “baby brain” (cérebro de bebê), que já foi questionado diversas vezes pela ciência e costuma deixar as gestantes mais lentas ou com falhas na memória.

A equipe responsável pela pesquisa analisou 20 materiais publicados sobre o tema, e os resultados apontam que sim, existe um prejuízo cerebral nessas mulheres. Os especialistas explicam que, quando comparamos o cérebro das gestantes com o cérebro de mulheres que não estão grávidas, existe um declínio cognitivo detectado nas futuras mamães.

Essa condição pode se manifestar de diversas formas, sendo as mais comuns o esquecimento e a dificuldade de raciocinar. Os pesquisadores também identificaram que esses declínios cognitivos causaram maior impacto no terceiro trimestre da gestação, ou seja, nos últimos meses antes do parto.

A causa pode estar ligada à diminuição no volume da massa cinzenta do cérebro, que carrega os neurônios e atua nas funções cerebrais mais importantes, como o processamento de informações.

O cérebro é bastante sensível à ação dos hormônios, cujos níveis aumentam consideravelmente durante a gestação. É importante, porém, levar em conta que esse impacto é leve e que não necessariamente todas as mulheres em período de gestação serão afetadas.

Fonte: Portal Bebê