A hérnia de disco ocorre quando um disco intervertebral sai da sua posição normal e comprime as raízes nervosas que são ramificadas a partir da medula espinhal.

Os tipos de hérnias mais comuns são as nas colunas lombar e cervical, devido a maior amplitude de movimentos desses dois segmentos.

As hérnias de disco lombar são sempre a consequência de uma problema, nunca a causa, além de, em geral, ser o último estágio do processo degenerativo do disco intervertebral, que começa com a falência da musculatura do core-lombar (músculos que sustentam e estabilizam a bacia, pelve e abdome).

Diagnóstico

 

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito considerando os sintomas e os resultados de exames neurológicos, tomografia, ressonância magnética e raio-x podem determinar o tamanho da lesão.

 

Tratamento

 

O tratamento para esse tipo de caso procura ser o menos invasivo possível e pode ser feito por meio de fisioterapia e uso de medicamentos para lidar com a dor e inflamação.

“A cirurgia é reservada apenas para casos mais graves e refratários ao tratamento fisiátrico”, diz Dr. Antonio Araújo, neurocirurgião da clínica Araújo & Fazzito.

“Em coluna a regra é bem simples, ‘menos é mais’, por isso, reserve sempre a cirurgia para quando não houver mais opções”, completa o especialista. Para saber mais sobre a hérnia de disco e quais suas causas, veja o texto que publicamos no blog anteriormente clicando aqui!