Infecção na coluna: tipos, causas e sintomas

Infecções na coluna geralmente estão associadas à osteomielite vertebral. A osteomielite é a inflamação nos ossos provocada por fungo ou bactéria piogênica (produtora de pus). Essa inflamação também pode afetar a medula óssea e o periósteo (membrana que reveste os ossos).

No caso da osteomielite vertebral, o Staphylococcus aureus é o microorganismo mais comum, presente em cerca de 50% dos casos, seguido pelos Estafilococos epidermidis e Propionibacterium. O agente responsável varia de acordo com a idade do paciente e o mecanismo de infecção.

As causas da infecção

Com relação às causas da osteomielite, esta pode se dar através da circulação sanguínea (uma infecção pré-existente que se espalha pelo corpo através do sangue), por meio da invasão direta (fraturas expostas, cirurgias, implantes ou próteses etc) ou então por infecções dos tecidos moles adjacentes (trauma, cirurgia ou foco infeccioso junto ao osso).

A osteomielite sempre começa como infecção aguda e ao não ser tratada adequadamente pode evoluir para uma forma crônica. Seus principais sintomas são febre e dor no osso infectado (que piora com movimentação).

Diferentes tipos

Associada à osteomielite, a discite é a inflamação dos discos interveterbrais. Responsável por causar inchaço nos pequenos espaços entre os discos intervertebrais e colocar pressão sobre eles, a discite gera bastante dor. Além de dor, alguns pacientes apresentam sintomas radiculares (fraqueza e dormência, por exemplo), ou febre e calafrios.

Para saber mais sobre infecção na coluna, clique aqui.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços e nos siga nas redes sociais!

/Facebook

/Instagram