Com o objetivo de convidar as pessoas a refletirem sobre a saúde mental e a importância da prevenção do adoecimento emocional, a campanha Janeiro Branco, é uma iniciativa ao estilo da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, visando colocar esse tema em evidência.

A campanha tem esse nome em referência ao primeiro mês do ano, onde em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensaram em suas vidas, emoções e sentidos existenciais.

A ação promove palestras, oficinas, cursos, workshops, caminhadas e muito mais. Neste ano, devido a pandemia do Covid-19, a campanha tem priorizado o ambiente online e atividades em espaços abertos.

O impacto da pandemia na saúde mental

Com o isolamento social que a pandemia nos trouxe, houve um aumento significativo nos transtornos mentais. Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta o aumento de mais de 90% nos casos de depressão entre os brasileiros, isso somente no começo da pandemia.

A ansiedade e estresse agudo também tiveram crescimento de acordo com o mesmo estudo.

Como ajudar a prevenir o adoecimento emocional

Agora que você já conhece a campanha, listamos algumas dicas para ajudar na prevenção do adoecimento emocional. Mas lembre-se, procurar um especialista é muito importante. Você não está sozinho!

Falar sobre o que sente – Acumular tristezas e angústias trazem reações físicas indesejadas (náuseas, dores de cabeça), e isso pode prejudicar seu estado emocional. Desabafe com alguém de confiança.

Faça exercícios físicos – O exercício físico auxilia no relaxamento do corpo e libera as toxinas do estresse. Mas antes de começar a se exercitar consulte um médico.

Respire – Respirar profundamente é uma maneira de acalmar o organismo e relaxar o corpo.

A saúde mental é muito importante para o nosso bem-estar. Dê a atenção que ela merece!

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!

Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!