Lesões do pescoço podem ocorrer durante acidentes automobilísticos, outros eventos traumáticos ou mesmo através da prática de esportes. Os sintomas dessas lesões incluem rigidez de nuca, ombro ou dor no braço, dor de cabeça, dores faciais e vertigens. A dor de uma lesão causada por um acidente por veículo a motor pode ser causada por estiramentos musculares ou lesões às articulações entre as vértebras. Outras causas de dor são ruptura de ligamento ou danos a um disco. O tratamento conservador destas lesões inclui analgésicos, repouso, uso de colar cervical, diminuição da atividade física e fisioterapia.

 

Existem dois tratamentos para pessoas que convivem com esse tipo de dor. O primeiro é tratamento que não precisa de processo cirúrgico, através de medicamentos para reduzir a dor ou a inflamação, e relaxantes musculares para dar tempo para que ocorra a cicatrização. A redução de atividades físicas ou usar um colar cervical podem ajudar a fornecer suporte para a coluna, reduzir a mobilidade e diminuir a dor e irritação.  Ou através de cirurgia que hoje em dia são inúmeras e variadas.

 

 

Quando a cirurgia é necessária

 

 

Existem várias opções cirúrgicas disponíveis para o tratamento de doenças da coluna cervical. Fatores que ajudam a determinar o tipo de tratamento cirúrgico incluem as especificidades de cada tipo de doença discal, e a presença ou ausência de pressão sobre a medula espinhal ou raízes nervosas da coluna vertebral.

 

Outros fatores incluem a idade, quanto tempo você já tem de doença, outras condições médicas que você tem, e se você já foi operado da coluna cervical. A escolha deles é influenciada pela gravidade do seu caso. Em uma pequena porcentagem dos pacientes, a instabilidade da coluna vertebral pode exigir que a fusão espinhal seja executada, uma decisão que geralmente é determinada antes da cirurgia. Fusão espinhal é uma operação que cria uma união sólida entre duas ou mais vértebras. Vários dispositivos (como parafusos ou placas) podem ser usados para melhorar a fusão e apoiar áreas instáveis da coluna cervical. Este procedimento pode ajudar no fortalecimento e estabilização da coluna vertebral, podendo assim ajudar a aliviar a dor cervical severa e crônica.

 

Tratamentos mais modernos prescindem do uso de placas ou parafusos, e podem propiciar uma fusão das vértebras com menor morbidade, e com recuperação funcional precoce, com o uso de ancoras entre os ossos.