A Cirurgia Endoscópica Endonasal (ou Endoscopic Endonasal Surgery – EES) é um procedimento para o tratamento de tumores e lesões da base do crânio por meio da entrada pelo nariz.

As lesões benignas ((aquelas sem a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos), como os tumores hipofisários, são os alvos preferenciais destas cirurgias.

Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Eles são conhecidos por secretores ou não secretores, respectivamente, quando liberam hormônios em excesso ou quando não produzem hormônios.

A técnica

Os equipamentos utilizados nesse tipo de cirurgia, são feitos exclusivamente para o uso do método: endoscópios e câmeras de última geração, fornecem a luz e a imagem que são visualizadas em monitores de alta definição (1980×1080).

Na cirurgia o endoscópio é inserido no nariz diretamente até onde o tumor está localizado na base do crânio, sem manipular o cérebro ou nervos importantes.

O endoscópio possui uma câmera acoplada que leva as imagens diretamente para uma tela no centro operatório. Tubos feitos especialmente para essa cirurgia ficam próximos ao endoscópio e permitem a sucção e curetagem da lesão até que todo o tumor seja retirado.

Recuperação

Uma das vantagens da neurocirurgia endoscópica endonasal é que não existem grandes cortes na face ou couro cabeludo e a manipulação cerebral é mínima ou inexistente. A recuperação costuma ser rápida e ocorre em poucos dias, mesmo assim, o paciente deve cumprir rigorosamente o que o médico solicitar.

 

Em busca de neurocirurgião em São Paulo? Veja como entrar em contato conosco clicando aqui.