O impacto do isolamento social nas crianças

Os meses de isolamento social têm gerado impacto psicológico em pessoas das mais diversas faixas etárias, mas pode ter uma repercussão ainda maior em crianças e até impactar em um retrocesso de aprendizado, humor e socialização.

 

As crianças e o isolamento

 

A falta de convivência com pessoas da mesma idade pode gerar insegurança e nas crianças esse traço é ainda maior, pois elas estão em formação e a ausência da rotina – escolar, no caso – e de um ambiente de troca pode trazer retrocessos no que já havia se desenvolvido até o momento.

Crianças aprendem e evoluem a partir do convívio com os seus pares e quando retirados desse ambiente o retrocesso cognitivo e afetivo pode mostrar-se com grande evidência.

Essas crianças podem apresentar falta de concentração, ansiedade, tristeza, inquietude, comportamento agressivo e aumento da dependência por parte dos seus responsáveis ou pais.

No caso de jovens, a convivência também é importante porque é nesse momento em que são desenvolvidas competências essenciais, levadas para o resto da vida.

Assim como nas crianças, os meses de isolamento social podem causar ansiedade, falta de concentração e retrocesso cognitivo.

Nesse momento de adaptação à retomada de uma rotina escolar, mesmo que de maneira diferente, é importante que os pais observem os filhos com maior atenção.

Conversar é a maneira ideal para entender como as crianças e jovens vão lidar com esse momento, é necessário entender se eles estão conseguindo se readequar ou estão apresentando alguma dificuldade, podendo ser cognitiva ou até mesmo no lidar com as outras pessoas do ambiente.

A parceria entre família e escola deve ser mais forte do que nunca e caso seja identificado algum comportamento considerado negativo é necessário procurar a ajuda de um profissional da saúde.

 

A neuropsicologia Infantil

 

A Avaliação Neuropsicológica Infantil refere-se à utilização de procedimentos da neurologia e da psicologia, como o próprio nome diz, aplicados à compreensão do modo como as crianças processam informações.

A neuropsicologia é usada para avaliação do diagnóstico em casos de:

• Agressividade;
• Dificuldades de atenção;
• Transtornos ou dificuldades na aprendizagem, hiperatividade e de humor;
• Rebaixamento na autoestima;
• Dificuldades na socialização;
• Transtornos alimentares;
Dentre outros construtos.

Na clínica Araújo e Fazzito, especialista em Neurologia e Neurocirurgia em São Paulo, o profissional especialista em Neuropsicologia Infantil é o Dr. Thiago Robles Juhas.

O Dr. Thiago é Psicólogo e Neuropsicólogo da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICHCFMUSP).

Conheça nossos serviços e nos siga nas redes sociais!

/Facebook
/Instagram