O mal de Alzheimer acomete cerca de um milhão de pessoas só no Brasil e começa com pequenos esquecimentos, até que o paciente passa a ter dificuldades para articular palavras e realizar as atividades da rotina, avançando então para o estágio em que há alterações de comportamento.

A doença não possui uma causa pré-definida e afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo. Os sintomas são caracterizados pelo comprometimento de duas ou mais funções como memória, linguagem, atenção, raciocínio lógico, julgamento e planejamento.

São sugeridas, porém, algumas práticas para evitar que a doença interrompa a realização das atividades diárias e que o cérebro pare de “trabalhar”. Dentre elas estão atividades físicas, leitura e jogos de raciocínio, como palavras cruzadas ou sudoku, por exemplo.

Enquanto a degeneração no cérebro de pessoas saudáveis é mais comum a partir dos 50 anos, os pacientes com problemas genéticos podem apresentar sinais de Alzheimer antes dessa idade. Já os sintomas apresentados após os 80 anos de idade são, geralmente, causados pelo avanço de idade.

Fonte: Portal G1