Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, avaliaram mais de 5 mil pessoas com idade acima de 50 anos, para descobrir a relação entre a perda auditiva e a saúde mental dos idosos. Os participantes realizaram testes de audição e responderam questões sobre os sintomas da depressão. O resultado final apontou que a perda desse sentido gera maior risco de depressão na terceira idade.

Segundo os dados divulgados pelos autores da pesquisa, os indivíduos com perda auditiva leve estão duas vezes mais propensos a sofrer com os sintomas da depressão, e aqueles com perda auditiva severa estão quatro vezes mais propensos à enfermidade.  Isso ocorre porque a perda de audição faz com que os indivíduos se isolem, e a ausência de sociabilidade tem grande influência no surgimento da depressão.

A depressão em idosos é caracterizada por crises de ansiedade e dores físicas (o que já é bastante comum devido ao avanço da idade). Com relação à perda auditiva, apesar de comum conforme o envelhecimento é possível preveni-la com alguns cuidados. Evite locais com muito barulho e procure não ouvir música alta. Caso não seja possível evitar o volume excessivo, é importante utilizar as proteções necessárias.

Fonte: Portal Terra