A perda de memória pode sinalizar que algo não está bem no organismo. Esquecimento não significa, necessariamente, doença e também não está associado a idade. Pessoas em qualquer faixa etária podem ter problemas de desmemoriamento.

Nos mais jovens o que ocorre em muitas situações é a impressão de esquecimento, mas, na verdade, trata-se só de uma alta demanda de informações recebidas diariamente, normal para essa nessa faixa etária.

Quando realmente existe uma causa, as mais comuns são: estresse, depressão, diabetes, falta de vitamina B12, apneia do sono por conta da falta de oxigenação correta do cérebro, transtorno de ansiedade e até o uso excessivo de medicamentos.

A análise médica deve dizer se o que ocorre é realmente um problema ou apenas impressão. Para essa avaliação ocorrer o neurocirurgião deve conhecer o dia a dia do paciente e exames clínicos e laboratoriais podem complementar a avaliação.

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenção e cuidado da memória, como a prática de exercícios de um modo geral. Além de qualquer atividade cognitiva, como a leitura, aulas de instrumentos musicais, dança e aulas de idioma