Conhecido como TMEM106B, o gene é capaz de acelerar em até 12 anos o envelhecimento normal do cérebro em pessoas idosas, segundo dados publicados pela revista Cell Systems. Segundo pesquisadores americanos, essa variante do gene comum pode ser encontrada em cerca de um terço da população mundial.

O TMEM106B afeta as pessoas a partir dos 65 anos de idade, na região do córtex frontal, que é responsável por processos mentais importantes como concentração, planejamento, julgamento e criatividade. O gene foi encontrado pelos pesquisadores enquanto analisavam dados genéticos obtidos a partir de autópsias de amostras de cérebro humano retiradas de 1.904 pessoas sem quaisquer doenças aparentes.

O coautor da pesquisa, Asa Abeliovich, afirma que ao observar um grupo de pessoas idosas, é possível notar que alguns possuem aparência mais velha que outros. Isso acontece com pessoas que possuem duas cópias “ruins” do gene e um córtex frontal que, por diversos indicadores biológicos, as fazem parecer 12 anos mais velhas do que os indivíduos com duas cópias “normais”.

Ainda segundo o profissional, a questão de envelhecimento é igual para todos até que alcancemos os 65 anos de idade. A partir de então, aqueles com duas cópias ruins do gene terão um envelhecimento mais rápido do cérebro. Anteriormente foram encontrados outros genes individuais capazes de aumentar o risco de doenças neurodegenerativas, como a apolipoproteína E (apoE) a doença do Alzheimer.

Fonte: Correio Braziliense