A Escola de medicina da Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou um estudo que aponta a melhora das condições do cérebro dos indivíduos que têm o costume de praticar enigmas de palavras.

Durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC) 2017, os especialistas responsáveis analisaram mais de 17 mil pessoas saudáveis de 50 anos ou mais, checando a frequência com que jogavam palavras cruzadas ou jogos relacionados.

A pesquisa contou com dois sistemas de teste cognitivo, o CogTrackTM e o PROTECT, para avaliar os aspectos centrais da função cerebral, e, com base nos resultados, concluíram que os participantes mais envolvidos com enigmas de palavras realizam tarefas diárias com maior atenção, raciocínio e capacidade de memória.

Ainda segundo os resultados do estudo, a prática desses jogos, que incluem também o famoso quebra-cabeça, pode colaborar para uma função cerebral até dez anos mais nova do que a idade real do indivíduo que o pratica.

Apesar dos resultados, a Alzheimer Society afirma que ainda não é possível afirmar de forma definitiva que a prática desses jogos de enigma melhora essas habilidades e que, por hora, o mais indicado para evitar a demência é a prática de exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis.

Fonte: Universidade de Exeter

*O resultado do caça-palavras publicado na nossa página do Facebook pode ser acessado no link http://imgur.com/a/w7lCq.