Saiba quando procurar um neurologista

O neurologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar diversos tipos de problemas e podem se enganar aqueles que acham que doenças neurológicas se restringem apenas ao cérebro. Os sintomas ocorrem também na medula espinhal, raízes nervosas e nervos, além dos músculos.

 

Você sabe quando deve procurar o neurologista? 🧠

 

1. Dor de cabeça

Muitas pessoas têm dores de cabeça de maneira frequente e acham que é algo natural, mas não é, é necessário ficar atento, pois pode significar outros problemas como, por exemplo, enxaqueca.

Caso a dor de cabeça venha acompanhada de vômito, alterações nas visões, chegando até em convulsões a necessidade da ida ao médico passa a ser urgente, só assim um diagnóstico será feito.

 

2. Dificuldade nos movimentos

Dificuldade na realização de movimentos do cotidiano, como fazer uma caminhada ou até mesmo aqueles repetitivos, tremores nas mãos e em alguma parte do corpo, pode indicar que algo está errado no sistema nervoso.

 

3. Esquecimento ou confusão mental

Na correria do dia a dia esquecer ou deixar passar uma informação é normal, mas quando o esquecimento passa a ser frequente é necessário olhar com maior atenção.

A falta de memória ou confusão mental pode estar associado a problemas hormonais e até psiquiátricos, mas também é possível que seja algum tipo de doença degenerativa como o Alzheimer.

 

4. Problemas no sono

A rotina pode afetar diretamente o sono! A insônia ou sono excessivo podem estar ligados a problemas neurológicos. O sono excessivo, por exemplo, apresentam características de um indício de esclerose múltipla.

 

5. Fraqueza muscular

Para muitos, esse ponto pode estar associado aos músculos, mas ele pode refletir um ponto de atenção, pois o corpo deve funcionar como um só, e se algo está errado pode ser visto em diversas partes.

A fraqueza ao levantar um membro, seja ele braço ou perna, pode indicar alguma alteração nos nervos, por isso, é importante que o médico seja procurado de maneira rápida.

Aqui na Clínica Araújo & Fazzito nós diagnosticamos e cuidamos dos pacientes nos mais diversos problemas relacionados à neurologia e neurocirurgia. Entre em contato quando precisar de atendimento!