A Síndrome Medular Central é uma lesão traumática ocorrida na região cervical, que resulta em maior enfraquecimento motor nas extremidades superiores do que as extremidades inferiores.
A lesão ocorre como resultado de compressão anterior e posterior da medula espinhal, causando um edema, hemorragia ou isquemia à porção central da medula espinhal. O local da maior parte das lesões é na medula cervical média-baixa.

 

Devido à laminação anatômica do trato corticoespinhal com as fibras de braço medialmente, e as fibras de perna lateralmente, os braços são afetados mais do que as pernas, o que resulta em uma diminuição motora desproporcionada. Pacientes típicos com a Síndrome podem recuperar o uso das pernas e, em alguns casos, dos pés, mas não poderão usar efetivamente os movimentos completos dos braços e mãos.

 

Sintomas e incidência

 

Esta síndrome afeta mais comumente pacientes com 50 anos ou mais, que tenham sofrido uma lesão hiperextensão cervical.  A Síndrome Medular Central afeta mais homens do que as mulheres. Acredita-se que a incidência de casos da Síndrome vai aumentar proporcionalmente com o envelhecimento da população que tende a permanecer fisicamente ativas do que as gerações passadas.

 

Fonte: AANS