Lidar com déficits que envolvem o neurodesenvolvimento requer conhecimento específico sobre suas características, principalmente em transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, o seu diagnóstico é frequentemente feito na infância e acompanha o individuo para o resto da vida.

 

O que caracteriza o TDAH

O transtorno é caracterizado pela desatenção, inquietude e impulsividade, muitas vezes é chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) pelo fato de os pacientes terem o foco dispersivo.

Veja outras características:

• Dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;

• Dificuldade para organizar tarefas ou atividades;

• É facilmente distraído por estímulos externos;

• Fala excessivamente;

• Possui dificuldade em seguir uma linha de raciocínio

 

O tratamento do transtorno

O tratamento do TDAH geralmente acontece pelo médico cirurgião com o acampamento de um profissional da área da psicologia, pois pode acompanhar diversos problemas de aprendizado, agressividade, depressão, ansiedade, distúrbios de personalidade, comportamento de oposição e desafio, entre outros.

Apesar dessas características, a boa notícia é que o tratamento está muito avançado cientificamente, uma vez que há uma abordagem terapêutica farmacológica segura, devidamente comprovada e de grande eficácia.

Para que a criança possa ter o acesso devido a esses tratamentos, é necessário que haja a divulgação correta sobre o assunto, garantindo que seus responsáveis estejam munidos de toda informação necessária para saber lidar assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Caso famoso

As pessoas que sofrem com o TDAH muitas vezes têm as suas capacidades subjugadas, mas quando ocorre o tratamento adequado, a pessoa pode levar a vida normalmente.

Muitas pessoas famosas e que possuem trabalhos ligados à criatividade lidam de perto com o transtorno, esse é o caso do cantor e ator Justin Timberlake que revelou lidar com o TDAH e com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) há muitos anos.

O ator Will Smith é outra celebridade que convive com a doença, apesar de seus vários trabalhos humanitários, na música e no cinema, ele disse que o TDAH o impede de ser ainda mais ativo.

Will também já revelou que o seu rendimento escolar era abaixo da média por conta do transtorno não ter sido identificado cedo.

O nadador Michael Phelps teve o seu diagnóstico ainda aos nove anos e para manter o foco e concentração foi colocado na aula de natação. Hoje Phelps é o maior medalhista olímpico de todos os tempos.

A atriz britânica Emma Watson conhecida pelo seu papel de Hermione na série de filmes “Harry Potter” também é outra celebridade que convive com o TDAH e consegue conciliar com diversas atividades.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços e nos siga nas redes sociais!

/Facebook

/Instagram