Muito tem se falado sobre a utilização da tecnologia no tratamento de pacientes diagnosticados com ansiedade e depressão, doenças que afetam 300 milhões de pessoas em todo o mundo e também conhecidas como “o mal do século”. Especialistas em psicologia, psiquiatria e tecnologia defendem que as plataformas já desenvolvidas ou ainda em desenvolvimento não devem substituir os profissionais dessa área médica, mas auxiliar no tratamento dos pacientes.

Essas ferramentas devem ser utilizadas como complemento de terapia e acompanhamento do paciente quando fora das clínicas médicas. O Outcome Feedback é uma dessas ferramentas que age de forma a prever quando um paciente sofre risco de piora. Isso porque ele rastreia sintomas como interrupção no ciclo de sono, perda de apetite e sensação de cansaço, dentre outros sintomas que podem indicar maior complexidade dos casos.

Um estudo publicado pela The Lancet Psychiatry analisou a tecnologia aplicada em mais de 2 mil pessoas em oito centros de tratamento para a depressão na Inglaterra. Com informações semanais dos sintomas em mãos, fornecidas pelo paciente por questionários on-line, o terapeuta insere os dados em um software, que gera gráficos mostrando alterações do nível sintomático do usuário.

O aplicativo tem um algoritmo que compara o estado de ânimo da pessoa com o que seria esperado para aquela etapa do tratamento e avisa o psicólogo caso a resposta esteja aquém do esperado. Dessa forma, o especialista pode intervir, promovendo mudanças no atendimento. No estudo, o uso do software reduziu em 74% a probabilidade de o paciente piorar e, assim, abandonar o acompanhamento profissional.

Fonte: Correio Braziliense