Em artigo publicado pela revista científica “Preventative Medicine Reports”, o psicólogo da Universidade Estadual de San Diego, Jean Twenge, e o professor de psicologia da Universidade da Geórgia, Keith Campbell, defendem que muito tempo gasto em jogos, tanto na televisão quanto em smartphones podem elevar os riscos de ansiedade ou depressão em crianças com idade a partir de 2 anos.

Segundo o material, mesmo que os pais limitem o acesso por apenas uma hora ao dia, esse tempo já é suficiente para que as crianças tenham menos curiosidade, autocontrole, estabilidade emocional e menor capacidade de desempenhar atividades do dia a dia. É importante levar em consideração que estamos numa época em que autoridades de saúde ao redor do mundo pensam em estratégias de combate ao vício tecnológico.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, jovens americanos gastam entre cinco e sete horas por dia navegando na internet. E pesquisadores já estão questionando os limites de tempo de tela sugeridos por organizações médicas, já que essa prática pode gerar efeitos adversos à saúde geral e no bem-estar dos mais jovens.

A conclusão dos profissionais, que analisaram mais de 4 mil pesquisas de cuidadores de crianças entre 2 e 17 anos, afirma que adolescentes que passam mais de sete horas por dia na tela, são mais propensos a ter distúrbios como ansiedade e depressão do que aqueles que passam uma hora. Os responsáveis pelo conteúdo afirmam ainda que o impacto negativo do tempo de nela no bem-estar desse público é maior em adolescentes do que em crianças pequenas.

Fonte: Portal G1