Sintomas muito comuns em casos de AVC – Acidente Vascular Cerebral e Hidrocefalia, as fortes dores de cabeça e pressão intracraniana podem ser tratadas com a GLP-1, substância produzida pelo próprio organismo e presente em medicamentos utilizados no controle da glicemia e diabetes tipo 2. A descoberta é de um novo estudo realizado pela Universidade de Birmingham –  Inglaterra.

Durante três anos, ratos preparados para sofrerem de pressão aumentada no cérebro foram submetidos à substância e notou-se redução na pressão intracraniana. O aumento da pressão acontece por uma alteração na densidade do fluido cérebro-espinhal e pela incapacidade natural de drenagem.

O GLP-1 pode ajudar a equilibrar tanto a produção quanto a drenagem do fluido. Durante as pesquisas, conseguiram 44% de redução da pressão no cérebro em apenas dez minutos após o uso injetável da substância. Em relação aos demais tratamentos já testados este foi o melhor resultado. Atualmente, a droga utilizada é a acetazolamida que, para grande parte dos pacientes, causa graves efeitos colaterais.

Fonte: Estadão