Diferentemente da depressão que se instala de repente, Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Com mau humor constante, os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa autoestima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamando de tudo e só enxergam o lado negativo das coisas. Na maior parte das vezes, tudo fica por conta de sua personalidade e temperamento complicado.

O diagnóstico é clínico e é importante considerar a manifestação dos sintomas citados acima por pelo menos dois anos consecutivos. A maior dificuldade é que raramente os portadores se dão conta do próprio problema. Diagnosticar o transtorno precocemente e introduzir o tratamento adequado é de extrema importância, uma vez que por volta de 15% a 20% dos pacientes tentam o suicídio.

A Distimia pode surgir em qualquer momento da vida, mas é mais comum durante a adolescência. Há evidências de que muitos idosos já tinham manifestado sinais do transtorno na juventude. Na infância acomete igualmente meninos e meninas. Depois, é mais prevalente nas mulheres do que nos homens.

Caso tenha se identificado ou se você conhece alguém que sempre está de mau humor, irritado ou pessimista, considere a possibilidade de que seja portador de Distima. O distúrbio existe tratamento, procure ou tente convencer a pessoa a procurar assistência médica.

Fonte: Site Drauzio Varella