Esta doença de nome estranho e pouco comentada é uma lesão incompleta da medula cervical, resultando na fraqueza mais acentuada nas extremidades superiores do que nas extremidades inferiores. O mecanismo de lesão ocorre a partir de uma lesão por hiperextensão da coluna cervical, com doença degenerativa da coluna pré-existente (espondilose cervical), sem danos à coluna vertebral.

 

A lesão ocorre como resultado da compressão anterior e posterior da medula espinhal, levando à hemorragia, edema ou isquemia da porção central da medula espinhal.

 

Sintomas

 

Os pacientes geralmente têm fraqueza motora nas extremidades superiores e menor envolvimento dos membros inferiores. Um grau variável de perda sensitiva abaixo do nível da lesão e sintomas da bexiga, como retenção urinária.

Normalmente a Síndrome Centro-medular afeta pacientes homens com mais de 50 anos que tenham sofrido uma lesão por hiperextensão cervical, porém ela pode ocorrer em qualquer idade e também em atletas. CCM pode ocorrer em pacientes de qualquer idade e é visto em atletas que apresentam lesões não só por hiperextensão do seu pescoço. O diagnóstico pode ser feito através do histórico do paciente, exame neurológico minucioso, ressonância magnética e tomografia computadorizada da coluna cervical, raios-x da coluna cervical, incluindo a flexão e a extensão supervisionadas ao raio-x.