Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Unirio concluíram em estudo que um indivíduo pode sofrer doenças neurológicas decorrentes do vírus da dengue e zika, sem antes manifestar qualquer sintoma. A estimativa é de que 80% dos casos de chicungunha apresentam sinais claros da doença, enquanto apenas 20% dos pacientes infectados com dengue e zika manifestam sintomas.

A descoberta aconteceu a partir do caso de uma paciente que apresentou um quadro gravíssimo de encefalomielite disseminada, também conhecida como Adem. Apesar de nunca ter manifestado qualquer sintoma de infecção, foi detectada a presença do zika no sangue da mulher. Os especialistas envolvidos afirmam que o vírus causou reações para que o organismo da paciente atacasse suas próprias células nervosas.

Segundo Soniza Alves-Leon, professora de neurologia da UFRJ, os pacientes com encefalites e outros distúrbios do sistema nervoso devem ser submetidos a exames de identificação desses vírus. Dessa forma é possível iniciar o tratamento para controle da infecção antes que quadros mais graves se desenvolvam. Outro fator desconhecido que merece atenção é o tempo que o zika pode permanecer latente no organismo humano.

Fonte: Portal O Globo