fbpx

UNIDADE PERDIZES
(11) 2361-9217/ (11) 2361-9214

UNIDADE CERQUEIRA CÉSAR
(11) 3251-1491

WHATSAPP
11 94467-7404

Tratamento de Dor

Tratamento de Dor


Tratamento de Dor


Implante de Neuroestimulador Medular para tratamento de dor crônica

As dores crônicas neuropáticas por lesão da raiz nervosa são de difícil tratamento. Para as dores refratárias a tratamento medicamentoso e fisiátrico, indica-se o tratamento neuroregenerativo, com células-tronco mesenquimais, ou neuromodulatório, como o implante de neuroestimulador medular.

A neuroestimulação espinhal consiste no implante de um eletrodo sobre a meninge da medula torácica ou cervical, ligado a um neuroestimulador que pode ser regulado por telemetria (à distância), cuja intensidade do estímulo pode ser acessada por um controle remoto. O estímulo bloqueia o caminho da dor até o cérebro e costuma ajudar bastante na melhora dos sintomas.

 

Denervação Sacro-ilíaca por Radiofrequência

A dor lombar baixa, piorada por movimentos de rotação do tronco e que incomodam o paciente ao se movimentar enquanto dorme, muitas vezes é desencadeada por degeneração ou inflamação da articulação do quadril, também conhecida como sacro-ilíaca.

Nos casos refratários à tratamento fisioterápico ou medicamentoso, procede-se à denervação sacro-ilíaca por radiofrequência, com lesão térmica das inervações articulares, seguida de infiltração intra-articular de corticóides.

Este procedimento por ser realizado sob anestesia local, guiado por raio x intraoperatório e sem necessidade de internação.

 

Cifoplastia ou Vertebroplastia – Injeção de Cimento Ósseo no corpo vertebral

Nas fraturas da coluna por osteoporose, doença que fragiliza o osso diminuindo sua densidade, há um achatamento da vértebra sem compressão da medula espinhal, sem indícios de melhora com tratamento conservador (analgesia e uso de colete). Deve-se então proceder à injeção de cimento ósseo no corpo vertebral, procedimento conhecido como cifoplastia ou vertebroplastia. Este procedimento visa a consolidação da fratura para reduzir ou mesmo eliminar a dor.

Essa cirurgia é realizada de forma percutânea sob anestesia geral, guiada por radioescopia (RX intraoperatório) e sob monitorização eletrofisiológica  contínua dos nervos das pernas. São apresentados excelentes resultados analgésicos e sem necessidade de internação.

 

Agulhamento Percutâneo do nervo

As dores faciais decorrentes de inflamação do nervo trigêmio são conhecidas como Neuralgia trigeminal. Elas são descritas como dores lancinantes tipo choque, de curta duração, que acometem o malar e a maxila e pioram com a mastigação.

Nos casos refratários a tratamento medicamentoso, realiza-se o agulhamento percutâneo do nervo com lesão térmica de suas terminações por emissão de ondas eletromagnéticas (radiofrequência).

 

Rizotomia Percutânea de Facetas Cervicais por Radiofrequência

As dores do pescoço de origem na coluna cervical, sem irradiação para o braço, são chamadas de cervicalgia. Naquelas de caráter mecânico (melhoram quando o paciente se deita), refratárias a tratamento fisioterápico, são indicadas cirurgias para agulhamento das articulações unciformes e bloqueio da dor.

Estas cirurgias são conhecidas como Rizotomia percutânea de facetas cervicais por Radiofrequência e são realizadas sob sedação e sem necessidade de internação.

 

Rizotomia Lombar

As dores nas costas chamadas de lombalgia, quando refratárias ao tratamento conservador (analgésicos, anti-inflamatórios, relaxante muscular, acupuntura, fisioterapia, RPG e Pilates) podem ser tratadas cirurgicamente pelo método de Rizotomia Lombar. Nessa técnica, o cirurgião faz a punção das articulações posteriores da coluna lombar por agulhas, guiadas por um raio X intraoperatório, e as conecta em eletrodos. Esses eletrodos por sua vez emitem ondas de choque por radiofrequência que causam uma lesão térmica no nervo da articulação (chamado de nervo sinovertebral de Luschka).

Os pacientes costumam melhorar significativamente com este procedimento (que dura aproximadamente 20 min), muitas vezes realizado sob anestesia local com sedação, sem necessidade de internação hospitalar. Eles podem retornar ao trabalho e às atividades físicas ou desportivas no mesmo dia do procedimento.

Últimas Notícias

Conheça a COVID-19 persistente, efeito do vírus que atinge a atriz Gwyneth Paltrow

O mundo enfrenta há mais de um ano a pandemia de COVID-19 e a comunidade científica luta para entender os efeitos da doença nos pacientes e tratá-los de forma adequada. Entretanto, o vírus ainda é pouco conhecido e suas consequências não têm respostas claras, como a chamada COVID-19 persistente. Nestes casos, o paciente apresenta efeitos […]

Você já conhece e segue nossas redes sociais?

Não perca a oportunidade de receber nosso conteúdo exclusivo e em primeira mão, além de ficar por dentro dos principais assuntos pertinentes à área de maneira rápida e objetiva! Acessando nossas redes, você fica informado sobre os temas importantes para a comunidade médica e para os pacientes e não perde nenhum de nossos conteúdos! Conheça […]

A Clínica Araújo e Fazzito informa que não irá funcionar no feriado antecipado

Informamos que respeitando o decreto da Cidade de São Paulo sobre a antecipação dos feriados, a Clínica Araújo e Fazzito não irá funcionar entre os dias 26/03 até 04/04. Retornaremos às atividades dia 05/04, mantendo o respeito a todas as medidas de saúde, para garantir a segurança de todos os nossos pacientes.