Ansiedade é um termo geral que pode ser utilizado para diferentes distúrbios responsáveis por sintomas como nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Entretanto, podem haver casos em que o paciente desenvolve essas manifestações de forma lenta e gradual, o que pode dificultar o diagnóstico considerando que todos nós já sofremos ou vamos sofrer com doses normais de ansiedade em determinados momentos da vida.

A ansiedade em doses normais é como uma reação natural do nosso organismo que nos mantém alertas em situações de perigo para ajudar a identificar possíveis ameaças. O problema é quando a condição torna-se patológica. O Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (Ambam) afirma que o distúrbio da ansiedade ocorre quando o mecanismo de alerta torna-se excessivo, desproporcional, desadaptativo ou leva o paciente a um sofrimento intenso.

Os sintomas são diversos e se manifestam de forma física e mental, com sentimentos e pensamentos característicos da doença. Geralmente o paciente diagnosticado com ansiedade apresenta sentimentos como medo de determinadas situações ou eventos, preocupação com sintomas físicos, pavor de algo ruim que pode vir a acontecer, tensão constante, pânico incontrolável e inquietude.

Já os sintomas físicos mais comuns são falta de ar, aumento da frequência cardíaca, vômitos e náuseas, tensão muscular e dor, dificuldade para dormir, suor ou tremores excessivos, tonturas, dormências, formigamentos e dificuldade de concentração. O paciente ansioso também pode ter pensamentos como “Estou ficando louco”, “Não consigo me controlar”, “Estou prestes a morrer” e “As pessoas estão me julgando”.

Fonte: Catraca Livre