Um novo estudo publicado pelo British Journal of Health Psychology, afirma que dedicar 20 minutos diários para escrever sobre emoções e experiências positivas em um diário pode colaborar para a redução do estresse e da ansiedade. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, essa é uma estratégia simples se comparada a outras táticas para melhorar o bem-estar psicológico, pois não exige treinamento ou prática e pode ser realizada a qualquer hora do dia.

A pesquisa analisou 71 pessoas saudáveis com idade entre 19 e 77 anos. Esses participantes foram divididos em dois grupos, um deles escreveu sobre boas experiências por 20 minutos durante três dias consecutivos, enquanto o outro grupo escreveu sobre tópicos neutros pelo mesmo período de tempo. Ao final os pesquisadores notaram que o grupo que escreveu sobre boas emoções apresentou níveis significativamente mais baixos de estresse e ansiedade do que os demais.

O resultado da comparação se manteve mesmo quatro semanas após a realização da tarefa, além de terem sido observados alterações nos níveis de angústia relatados pelos participantes. Apesar dos resultados promissores, as características e a metodologia da pesquisa ainda estão distantes de uma aplicação clínica do método, já que o estudo não foi aplicado a pessoas com condições psicológicas diagnosticadas. Entretanto, essa é uma tática simples que apresenta benefícios contra os sintomas da ansiedade leve.

Fonte: Época Negócios