Pesquisa realizada com pacientes no Hospital da Restauração (HR), localizado no Derby, área central do Recife, identificou mais uma doença neurológica relacionada ao Zika vírus.  A encefalomielite aguda disseminada, uma infecção que acomete o sistema nervoso central e que pode provocar sequelas definitivas em 20% a 30% dos casos, foi diagnosticada em oito pacientes que tiveram Zika e foram atendidos na unidade de saúde.

A pesquisa começou em março do ano passado e dos oito casos de encefalomielite, um foi em uma criança. Entre os sintomas que levaram os médicos a identificar a doença neurológica nesse grupo estão: agitação, desorientação, alucinação, convulsão e déficit motor. Lesões no cérebro, observadas a partir de imagens de ressonância magnética, ajudaram a confirmar a encefalomielite.

Segundo a médica-chefe do setor de neurologia do HR e coordenadora da pesquisa que foi apresentada em um congresso da Academia Americana de Neurologia, Lúcia Brito, ainda não é possível afirmar se o vírus da Zika se replicou dentro do sistema nervoso central ou se desencadeou um processo inflamatório autoimune. No entanto, a partir das próximas semanas, alguns pacientes deverão passar por novos testes laboratoriais para ver o mecanismo de ação do Zika vírus e também para fazer uma correlação entre os casos e os resultados dos exames.

Fonte: Jornal do Commercio Online