Um dos principais parasitas transmitidos de gatos domésticos para humanos, conhecido como Toxoplasma gondii, pode influenciar e até mesmo amplificar o desenvolvimento de doenças neurológicas, segundo estudo publicado pela revista Scientific Reports. Os pesquisadores responsáveis pelo material afirmam ainda que o protozoário, responsável pela toxoplasmose, pode estar ligado a doenças como epilepsia, Alzheimer, Parkinson e até mesmo câncer, em determinados casos.

O estudo concluiu que proteínas produzidas pelo Toxoplasma gondii, geralmente transmitido pelo contato de humanos com urina ou fezes de gato e pelo consumo de carnes cruas, podem alterar a química do cérebro e influenciar os genes relacionados a essas doenças. Estima-se que ao menos dois bilhões de pessoas estejam infectadas com o parasita, número que representa quase um terço da população mundial.

Em comunicado, o coautor do estudo afirmou que agora é necessário inserir doenças infecciosas na equação de doenças neurodegenerativas, epilepsia e câncer do sistema nervoso, ao mesmo tempo em que se desenvolvem tratamentos preventivos que envolvem não apenas drogas, mas também dietas e estilo de vida dos pacientes para evitar, ou ao menos atrasar, a progressão dessas doenças.

Fonte: Veja