Estudo publicado na JAMA Network Open revelou que pessoas otimistas têm 35% menos chances de sofrer um infarto ou AVC. Os cientistas compilaram o resultado de 15 pesquisas realizadas ao longo de 14 anos, reunindo mais de 200 mil voluntários participantes.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece pois essas pessoas são mais positivas e costumam ser adeptas de práticas que favorecem a saúde do coração,. Como a prática de atividade física, ter uma alimentação mais saudável, não fumar ou beber em excesso, além de serem menos estressados, o que ajuda muito a manter o coração em bom estado.

Os pesquisadores também afirmam que outras pesquisas comprovam a relação de pessoas deprimidas e sobrecarregadas emocionalmente ao maior risco de desenvolvimento de pressão alta, distúrbios metabólicos e eventos cardíacos. Isso acontece pois nessas situações os níveis hormonais estão sempre descontrolados e a liberação de algumas substâncias no organismo, como o cortisol, por exemplo, pode influenciar não apenas o estado emocional, mas também o físico.