Uma técnica chamada Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), divulgada por um estudo apresentado durante o Congresso Europeu de Neuropsicogarmacologia, em Paris, mostrou-se bastante promissora no combate às alucinações auditivas causadas pela esquizofrenia. Prestes a ser publicado pelo Schizophrenia Bulletin, o material afirma que o envio de pulsos magnéticos para o cérebro se destaca, principalmente por ser indolor e não invasivo.

A esquizofrenia apresenta uma variedade de sintomas, que incluem delírios e alucinações bastante perturbadores aos portadores da doença. Cerca de 70% dos pacientes sofrem algum episódio relacionado a essas alucinações auditivas geralmente caracterizadas por “ouvir vozes”. A frequência e tempo de permanência dessas vozes podem variar, mas não existe atualmente um tratamento capaz de eliminar especificamente essa perturbação mental.

Pesquisadores da Universidade de Caen, na França, identificaram que o EMT, tratamento regulamentado pela Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar depressão, pode ser utilizado no combate a doenças neurodegenerativas. Para chegar a essa conclusão, a equipe fez um teste com 59 pessoas separadas em dois grupos, um com tratamento com placebo e outro com tratamento verdadeiro.

Os pacientes de fato tratados, receberam duas sessões diárias de pulsos magnéticos de alta frequência (20Hz) e, após duas semanas, identificou-se a diminuição em cerca de 30% na escala de alucinação auditiva. Enquanto isso, os pacientes tratados com placebo apresentaram diminuição de apenas 9,1% na escala de alucinação auditiva.

Fonte: Correio Braziliense