O cérebro, assim como nosso corpo, precisa ser exercitado para manter e criar conexões neurais. Esse processo de interação entre os neurônios é chamado de sinapse. Porém, as comunicações entre as células nervosas presentes no cérebro devem ocorrer de forma correta e algumas atividades, como exercícios físicos, jogos e leitura, contribuem para a melhora das funções cognitivas.

Como estimular o cérebro

Fazer atividade física ajuda a criar conexões dentro do cérebro, estimulando e fazendo com que haja uma reserva maior de células neurais. Além disso, exercícios controlam e reduzem as chances de surgimento de diabetes, hipertensão, colesterol e problemas cardiovasculares, entre outras doenças crônicas.

Outra ótima dica para ativar o cérebro é fazer palavras cruzadas, quebra-cabeças e xadrez. Atividades que exercitam o raciocínio lógico e estimulam a memória e a atenção contribuem para aumentar o desempenho do seu cérebro. Caso não goste desse tipo de jogo, procure algo que te agrade e exercite a sua mente.

Além disso, tenha o hábito da leitura e escrita. Pode ser um livro, uma revista, um jornal ou até mesmo escrever as tarefas diárias. O importante é praticar com frequência a fim de estimular a atividade cerebral e a imaginação. Conteúdos mais complexos desafiam ainda mais o cérebro.

Não deixe o cérebro parado e exercite-o!

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!
Conheça nossos serviços! Especialidades AeF
Acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!