Entenda porque o diabetes pode desencadear AVC isquêmico e hemorrágico
Regular os níveis de glicose no sangue é de extrema importância, principalmente aos pacientes diabéticos, para evitar lesões em diversos tecidos e órgãos, dentre eles os rins, retina, nervos, vasos e até coração. A lesão nos vasos é acompanhada por uma inflamação, que aumenta as chances de um entupimento pela adesão de algum coágulo. Nesses casos, quando o vaso sanguíneo irriga áreas cerebrais acontece o Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, quando uma região do cérebro deixa de receber oxigênio e nutrientes.
Já o AVC hemorrágico ocorre quando há ruptura de um vaso cerebral, que já estava fragilizado por conta das lesões. Esse tipo de AVC é menos recorrente que o isquêmico, porém mais letal. Para manter o tecido do cérebro saudável é necessária a irrigação sanguínea, e quanto mais tempo sem o aporte do sangue, mais prejudicado é o tecido, que tem suas funções interrompidas e deixa sequelas ao paciente.
Existem, porém, alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir esse tipo de problema. Dentre eles a medição do índice de hemoglobina glicada, aferir a pressão sanguínea, realizar testes de colesterol, manter o acompanhamento médico seguindo as orientações do profissional e preservar os bons hábitos de vida, dentre eles a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada.
Fonte: Folha de S. Paulo