A distensão muscular pode acontecer com qualquer pessoa em situações cotidianas. Ela se caracteriza pelo momento em que o músculo ou o tendão que é ligado ao osso é submetido a um esforço que rompe muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação no local.

A distensão pode se dar por dois tipos:

– Distensão aguda: acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade. Exemplos são as contusões musculares, que ocorrem durante a prática de esportes competitivos, quando levantamos objetos pesados do chão ou fazemos força brusca contra uma resistência.

– Distensão crônica: surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos. São as distensões musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos.

Algumas situações podem aumentar o risco da pessoa sofrer uma distensão, como a falta de condicionamento físico e seu extremo oposto, quando o indivíduo pratica esportes em excesso, o que também acaba sendo perigoso.

Manter o hábito de exercícios físicos é importante, mas a falta de aquecimento antes da prática pode ser prejudicial. Por isso, sempre busque pelo auxílio de um profissional antes de se submeter a uma prática nova.