Tumor da coluna vertebral refere-se a uma massa anormal de tecido dentro ou em torno da medula espinhal e/ou coluna vertebral. A coluna vertebral pode ser sede de diversos tipos de tumores, benignos ou malignos.

Os tumores benignos na coluna, ou seja, que não se transformam em câncer e não ameaçam a vida do paciente, são comuns. Enquanto os tumores malignos da coluna, acabam sendo muito mais raros.

A maior parte dos tumores benignos não exige nenhum tipo de tratamento. Em contrapartida, os tumores malignos exigem grandes cirurgias para ressecção tumoral completa.

Tumores da coluna vertebral podem ser identificados pela região da coluna em que ocorrem. As áreas básicas são a cervical, torácica, lombar e sacro.

Além disso, eles também são classificados por sua localização na coluna vertebral em três grandes grupos principais: intradural-extramedular, intramedular e extradural.

Causas

A causa da maioria dos tumores primários da região ainda é desconhecida. Alguns deles podem ser atribuídos à exposição a agentes cancerígenos. Linfomas na medula espinhal, que são cânceres que afetam os linfócitos, são mais comuns em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Em um pequeno número de casos, os tumores primários podem resultar da presença de doenças genéticas, como a Neurofibromatose 2, distúrbio hereditário em que tumores benignos podem se desenvolver na camada aracnóide da medula espinhal ou nas células gliais.