Síndrome de Cushing – Conheça a doença ativada pelo cortisol

A síndrome de cushing é um distúrbio causado por uma produção excessiva de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse, ele tem diversas funções, desde a regulação da imunidade, controle da glicose no sangue e até preparar a pessoa para acordar de manhã.

Quando a produção desse hormônio está desregulada podemos identificar a síndrome de cushing, que é quando existe o excesso de cortisol no organismo. Esse excesso pode ser produzido pela própria pessoa ou por meio de glândulas supras-renais, ou ele pode vir, do uso de medicamentos que contenham derivados de cortisol, por exemplo, os corticoides.

Existem duas denominações para síndrome:

◼️ Endógena: quando a suprarrenal produz o excesso de cortisol
◼️ Exógena: quando a o excesso de cortisol vem pelos remédios.

 

Causas subjacentes

Adenomas hipofisários
Adenomas hipofisários são tumores benignos da glândula hipófise que secretam quantidades aumentadas de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), causando a produção de cortisol em excesso, é a causa mais comum da síndrome de Cushing espontânea, sendo responsável por 60 a 70 por cento dos casos.

Síndrome do ACTH ectópico
Alguns tumores benignos ou malignos (cancerosos) que surgem fora da hipófise podem produzir ACTH. Esta condição é conhecida como síndrome do ACTH ectópico. Tumores do pulmão causam mais de 50 por cento destes casos. Outros tipos menos comuns de tumores que podem produzir ACTH são timomas, tumores de células da ilhota pancreática e carcinomas medulares da tiróide.

Tumores adrenais
Uma anormalidade das glândulas supra-renais, tais como um tumor adrenal pode causar a síndrome de Cushing. A maioria destes casos envolve tumores não cancerígenos chamados adenomas adrenais, que liberam cortisol em excesso no sangue.

Síndrome de Cushing familial
Maioria dos casos de síndrome de Cushing não é genética. No entanto, alguns indivíduos podem desenvolver a síndrome devido a uma tendência hereditária a desenvolver tumores de uma ou mais glândulas endócrinas. Na neoplasia endócrina múltipla tipo I (NEM I), tumores secretores de hormônio das glândulas paratireóides, pâncreas e pituitária podem ocorrer. Síndrome de Cushing na NEM I pode ser devido a tumores na hipófise, ectópicos ou na adrenal.

cortisol

Quem é afetado?

Uma estimativa de 10 a 15 indivíduos por cada milhão de pessoas são afetados a cada ano. Os adenomas hipofisários respondem por mais de 70% dos casos em adultos e cerca de 60-70% dos casos em crianças e adolescentes.

Síndrome de Cushing é mais comum em adultos de 20 a 50, e é mais prevalente em mulheres, em cerca de 70% dos casos.

As manifestações da doença

A doença pode afetar de maneira mais leve, quem tem pouca alterações dos níveis de cortisol ou pode apresentar diversos efeitos quando a alteração é grande:

• Acúmulo de gordura na região abdominal, central e pescoço Rosto mais gordo (conhecido como rosto de lua)

• Obesidade do tronco com supraclavicular proeminente e bolsas de gordura cervicais dorsais (corcunda de búfalo), dedos e extremidades distais muito finos

• Hipertensão

• Dificuldade na perda de peso

• Osteoporose

• Cálculos renais

• Pele mais fina e propensa a feridas

• Diminuição da resistência a infecções

• Distúrbios mentais.

 

Tratamento

Alguns casos têm cura, outros apenas tratamento. Se o problema for um tumor de suprarrenal e de hipófise é possível fazer uma cirurgia e a situação hormonal se normaliza, caso o problema esteja na fabricação de cortisol, o paciente irá precisar tomar remédio para controlar.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!

E acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!