A importância de seguir com tratamentos mesmo na pandemia
A importância de seguir com tratamentos mesmo na pandemia
A pandemia pelo coronavírus levou muitas pessoas a ficarem em suas casas para evitarem o contágio pela doença mas, também aumentou significativamente o abandono de tratamentos médicos importantes como no caso do câncer e das doenças crônicas.
Esse comportamento deve ser encarado com preocupação, pois esses pacientes que precisam de acompanhamento médico estão deixando o seu organismo mais fragilizado e exposto aos perigos do vírus com essa atitude.
Segundo a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) a procura por tratamento oncológico e para o cuidado de doenças crônicas caiu cerca de 70% desde o início da pandemia. Número significativamente algo é que pode trazer consequências para o restante do tratamento.
A importância de continuar o tratamento médico
Manter a frequência das consultas e dos tratamentos médicos é importante para manter-se saudável e para os pacientes que fazem acompanhamento médico por alguma doença crônica ou patologia grave é fundamental e imprescindível.
Tanto para que a doença em si não avance e cause problemas mais sérios, quanto para que o sistema imunológico se fortaleça, tornando a pessoa menos vulnerável ao Covid-19.
Mesmo com a pandemia é possível se locomover até os consultórios médicos e hospitais de maneira a reduzir o contágio, primeiro o paciente deve preferir o transporte em carro particular, utilizar máscara, ter álcool gel para higienização das mãos e manter o distanciamento social, essas medidas simples já são capazes de manterem o paciente em baixo risco.
A telemedicina como alternativa
A telemedicina veio como uma facilitadora ao acesso às consultas médicas para quem possui dificuldades de locomoção, quem mora em áreas afastadas e, neste momento de pandemia, como alternativa para manter o isolamento e diminuir a transmissão do vírus.
A teleconsulta pode ser aplicada em diversas especialidades como cardiologia, neurologia, radiologia, enfermagem, oncologia, oftalmologia e também na atenção primária.
Para os pacientes que desejam continuar em isolamento é importante manter contato com o médico que está acostumado e ver se é possível continuar com o tratamento a distância.
A Araújo & Fazzito disponibiliza o serviço de teleconsultas em todas as suas unidades para quem deseja e, caso necessário, as receitas médicas podem ser enviadas por delivery.
Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.