Quando falamos em transtornos psicológicos e suicídio o primeiro especialista que vem à mente é o psicólogo ou psiquiatra, mas existem outros tipos de profissionais da saúde que podem contribuir para o diagnóstico e tratamento destes transtornos.

Neste texto vamos apresentar como a área de neuropsicologia e neurologia podem auxiliar no diagnóstico e tratamento da saúde mental e doenças emocionais. Acompanhe!

Neuropsicologia

Especialidade da psicologia, a Neuropsicologia é uma área de interseção entre a Neurologia e a Psicologia, como o próprio nome diz, sendo a primeira relacionada ao estudo do sistema nervoso e, a outra, uma análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.

A neuropsicologia enriquece o diagnóstico clínico do psiquiatra, permitindo correlações entre os resultados obtidos na avaliação neuropsicológica. Nos últimos anos, percebe-se um aumento significativo no uso de modelos neuropsicológicos para a compreensão da doença mental.

Na prática psiquiátrica a avaliação neuropsicóloga possibilita um aperfeiçoamento na classificação diagnóstica no paciente, bem como um prognóstico mais eficaz da patologia, fazendo com que o planejamento do tratamento clínico seja mais eficaz.

Neurologia

O foco da neurologia está no estudo do sistema nervoso e seus distúrbios estruturais. Diante das análises de sintomas, como distúrbios do sono, perda de memória, dores de cabeça, entre outros, o médico neurologista pode diagnosticar diversas patologias que afetam o sistema nervoso, entre elas a depressão.

Embora o neurologista consiga identificar doenças de maneira assertiva, não é o especialista mais indicado em casos de questões emocionais, entretanto ele pode contribuir para um diagnóstico mais completo por meio de exames e testes.

Fatores de proteção

Ter uma rede de apoio é fundamental para prevenir o agravamento da ansiedade e depressão. O apoio familiar e amigos próximos, mesmo que seja online, também é essencial. A terapia também é uma ótima forma de expressar seus sentimentos em um ambiente seguro e acolhedor.

Além disso, ao identificar que sintomas, como: tristeza, medo, apatia, falta de apetite, insônia, entre outros fatores emocionais duradouros, busque ajuda de um profissional (psicólogo, neuropsicólogo).

Atividades físicas, meditação e trabalho voluntário também podem contribuir para a melhora da saúde mental. E lembre-se: Você não está sozinho!

A Clínica Araújo & Fazzito conta com neurologistas, neurocirurgiões e neuropsicólogos para oferecer aos clientes atendimento abrangente e profissional. Entre em contato conosco e agende sua consulta