Osteoartrite
Osteoartrite em geral é o tipo mais comum de artrite e afeta pessoas de meia-idade para cima. Pode causar uma ruptura da cartilagem nas articulações e pode ocorrer em quase todas as articulações do corpo. Mais comumente afeta os quadris, joelhos, mãos, coluna lombar e pescoço. A cartilagem é uma espécie de borracha consistente que cobre as extremidades dos ossos em suas articulações com outros ossos. Ela serve como uma espécie de “amortecedor”, ajudando a reduzir o atrito nas articulações.
Quando a osteoartrite afeta a coluna vertebral, é conhecida como espondilose. Espondilose é uma doença degenerativa que pode causar a perda da estrutura e consequente função normal da coluna. Embora o envelhecimento seja a principal causa, a localização e a velocidade de degeneração da articulação variam de pessoa para pessoa. A espondilose pode afetar as regiões cervical, torácica e/ou lombar da coluna vertebral, com envolvimento dos discos intervertebrais e articulações. Isso pode levar à degeneração discal, formação de osteófitos, compressão dos nervos, causando em última instância dor e disfunção.
Quando a espondilose afeta a coluna lombar, geralmente várias vértebras estão envolvidas. Como a coluna lombar suporta a maior parte de nosso peso, tanto a atividade excessiva quanto períodos de inatividade podem desencadear sintomas. Movimentos específicos, sentar por longos períodos, levantar ou curvar podem exacerbar a dor.
Um paciente pode desenvolver estenose espinhal, quando a espondilose piora. A estenose espinhal é um estreitamento dos espaços da coluna vertebral, que resulta em pressão sobre a medula espinhal e / ou raízes nervosas. O estreitamento pode afetar uma área pequena ou grande da coluna. A pressão sobre a parte superior da medula espinal pode produzir dor ou dormência nos braços e ombros. A pressão sobre a parte inferior da medula espinhal ou raízes nervosas que saem dessa região pode causar dor ou dormência nas pernas.
Sintomas
|
Causas
Embora a causa da osteoartrite seja desconhecida, os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolver a condição:
- Idade;
- Hereditariedade;
- Estar acima do peso;
- Trauma articular;
- Uso excessivo e repetitivo de algumas articulações;
- Sedentarismo.